Recebi da Companhia das Letras o novo livro do autor brasileiro, Michel Laub “Passeio com o gigante”. Gosto muito da escrita do Michel Laub, nem li a sinopse. Só me joguei na leitura.
Davi Rieseman, judeu, filho de uma professora escolar, casado com a Lia, filha de um dono de corretora de seguros e pai de Dana. O início do livro, Davi está discursando em 06 de fevereiro 2018 para um grupo de judeus do instituto Benny, para pedir donativos para sua ongue e para o político que venceu as eleições presidencial de 2018. A partir disso o leitor vai conhecendo a infância pobre do Davi abandonado pelo pai, estudante bolsista da escola onde sua mãe ensinava. Sua juventude sendo monitor para os jovens judeus, onde começou a namorar sua esposa Lia, filha do velho Uri e logo casou e foi trabalhar na Benny seguros.
Os capítulos são curtos, entrecortados, em um fluxo de passado, presente. Em diálogo com um coro enigmático no hospital.
O autor faz críticas ao governo passado sem citar nomes, menciona o morticínio do governo pela doença de 2020. Doença que levou sua esposa do protagonista do livro. Levando o personagem a se arrepender de ter apoiado o político.
O livro traz muitas reflexões atuais sobre essa mistura de religião e política aqui no Brasil e no mundo. O livro é muito bem escrito, profundo. Confesso que tive raiva do personagem Davi! O gigante Davi!
Muito obrigada Michel Laub e Companhia das Letras pelo maravilhoso livro “Passeio com o gigante”. Leiam!!
Beijos literários
Adriana Balreira
0 comentários:
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira