"A pele em flor" - Resenha

“A pele em flor” do Vinícius Neves Mariano lançado pela Editora Alfaguara do grupo editorial Companhia das Letras. Recebi o livro e já tinha lido pelo Kindle para participar de uma cabine de leitura. Pratica que a Companhia das Letras faz com os parceiros para conversarmos com o autor e saber mais sobre a obra, de como foi elaborada e saber a opinião dos primeiros leitores.
“A pele em flor” é um livro de cinco contos sensacionais. Vou contar um pouquinho de cada um, mas vou logo dizer que leiam, leiam esse livro. A escrita do Vinícius é muito boa, te instiga a ler para saber mais e mais. Fiquei encantada.
Mal do senhor é o primeiro conto. Começa com uma cena comum no dia a dia aqui no Brasil. Uma garçonete sendo destratada por uma mulher que se acha ainda dona de escravos. E ao ver essa cena, o personagem vai pesquisar sobre o mal do senhor, seria uma doença ou o que? Leiam! Maravilhoso.  

Subúrbio da solidão, esse conto é sobre o apagamento das pessoas no dia a dia que desaparecem numa comunidade e não notamos. Que reflexão tem esse conto! 

Engenharia, outro conto super atual e com temáticas de racismo e relacionamentos. Um jovem negro, engenheiro, larga seu emprego, sua cidade para acompanhar sua namorada em São Paulo. Não encontra emprego, seu relacionamento acaba e volta para sua cidade. Volta novamente para São Paulo, arranja emprego e passa por tantos desafios. Um conto muito bom! Envolve tanta coisa. Amei! Pois fiz engenharia e em algumas passagens lembrei do tempo que trabalhava nas obras e tinha todo um preconceito por ser mulher em um ambiente tão masculino.
Ossos no quintal, esse conto é uma quebra cabeça! São várias histórias que vão se tornando uma só, de trás para frente. Não dá nem para falar tanto. Traz toda uma história dos ancestrais negros e seus senhores. Muito bom!! Um dos que mais amei! 

Fawohodie, um escritor vai conhecer mais sobre a história de uma ancestral numa cidade do interior e na cafeteria onde sua prima trabalha tem um porão onde tem ainda os grilhões da época da escravidão. E cada um tem sua visão sobre esse porão. Interessante!
Amei a escrita do autor. Amei participar da cabine de leitura com ele. Amei os contos! Leiam! Obrigada Companhia das Letras por mais um autor nacional espetacular que publica.

Beijos 
Adriana Balreira

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...