“Baumgartner” é o último romance do Paul Auster e foi lançado pela Companhia das Letras. E o meu primeiro livro lido do Auster! Sempre tive vontade de ler os livros do estadunidense Paul Auster e nunca tive o prazer de ler. E com a morte do autor em abril de 2024 e com o lançamento do livro, me aventurei na leitura desse livro.
No livro acompanhamos as lembranças e histórias do professor de filosofia aposentado, Sy Baumgartner, de 71 anos. E ele vai revivendo os anos que passou com sua esposa, Anna, que morreu afogada tem já 10 anos. Narra como se conheceram, como se apaixonaram, o namoro e o casamento deles. Eles eram super bem casados e felizes. Não tiveram filhos. Conta também as lembranças da sua infância, a primeira vez que viajou com seus pais.
Baumgartner é um homem solitário, com uma certa idade e o Paul Auster narra de um modo delicado as fragilidades da idade e solidão desse homem. Suas paixões pós viuvez, sim, após alguns anos solitário arruma uma namorada, uma velha amiga que havia se separado. Descreve suas quedas e vivências. Um livro super bem escrito e atual. Amei conhecer a escrita do elogiado Paul Auster.
Obrigada Companhia das Letras pelo livro! ❤️
Beijos solitário
Adriana Balreira
1 comentários:
Olá! Quero ler mais livros do autor, já li "Palaço da lua"
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira