Participei da Cabine literária do livro “Casa de família” da Paula Fábrio lançado recentemente pela Companhia das Letras. Essas cabines literárias que a Companhia das letras produz, são conversas do autor com os parceiros da editora. Um espaço para os parceiros conhecerem mais a obra e o autor. Uma hora para conversarmos com o autor sobre como foi a escrita e preparação do livro e outras coisinhas mais. Não conhecia a escrita da Paula Fábrio e fiquei encantada. Não conseguia largar o livro.
O “Casa de família” é narrado pela Soraia. Filha mais nova de um casal de classe média que convive com a mãe doente e o vai e vem de dezenas de mulheres que trabalham na casa de família. O leitor vai conhecendo o dia a dia da família, o crescimento da Soraia, que no início do livro tem 13 anos, suas frustrações, suas dores, seus pensamentos. Capítulos no passado e presente. De 1986 a 2023. E a autora nos relata sobre os acontecimentos no Brasil nesse período. Fim da ditadura, plano Collor, eleições de 1989, plano Real. É um passeio na nossa história. As empregadas são personagens nessa Casa de família super bem apresentadas pela autora. Mulheres sonhadoras, oprimidas, dedicadas.
Uma viagem pela história do Brasil, amei muito esse livro. Pois a personagem principal deve ter nascido no mesmo ano que eu nasci. Me senti dentro da narrativa, da mesma época vivida. Amei a leitura, amei o encontro com a autora. Obrigada Companhia das Letras pelo livro. Viva a literatura brasileira contemporânea! Como é maravilhoso. Leiam esse livro!
Beijos literários
Adriana Balreira
0 comentários:
Postar um comentário
Olá, adoro ler os comentários que vocês deixam.
Beijos
Adriana Balreira